Sobre
Ginecologia é a prática da medicina que lida diretamente com a saúde e a doença do aparelho reprodutor feminino.
No dia-a-dia da mulher é importante realizar revisões periódicas independente de sintomas ou sinais de doenças, ou procurar atendimento ao surgimento de qualquer dúvida.
Miomas Uterinos
Os miomas uterinos são tumores benignos que acometem o útero. Estão presentes em 30% das mulheres, no entanto na maior parte dos casos são assintomáticos. No entanto, em uma parcela de pacientes está associado a sintomas como sangramento uterino aumentado ou irregular, dor pélvica, dor na relação sexual. Em algumas pacientes pode estar associado a infertilidade ou sintomas compressivos como aumento da frequência urinária ou até mesmo dor lombar. A correta avaliação com associação de história da paciente, exame físico e métodos de imagem (ultrassonografia, ressonância magnética, histeroscopia, por exemplo) irá determinar a melhor conduta de tratamento.
Adenomiose
A adenomiose é a presença do endométrio (camada interna do útero) dentro do músculo uterino podendo causar dor pélvica, dismenorréia (dor na menstruação), sangramento uterino irregular. Antigamente era chamada de endometriose de dentro do útero. A adenomiose possui diagnóstico mais difícil necessitando de boa avaliação diagnóstica. Atualmente a ultrassonografia e a ressonância magnética em muito auxiliam na avaliação das pacientes. As opções terapêuticas são o tratamento hormonal e a cirurgia.
Tratamentos: No campo da ginecologia existem tratamentos medicamentosos
e cirúrgicos que podem ser adequados dependendo da condição e do perfil
da paciente. Apenas o médico está habilitado para decidir, em conjunto com
a paciente, qual o tratamento mais adequado.
Cirurgia Ginecológica
- Histerectomia abdominal, vaginal, videolaparoscópica
- Endometriose
- Miomectomia
- Ooforectomia
- Perineoplastia/Cirurgia do prolapso uterino
- Salpingectomia